Senqual

Há 20 anos no mercado

Notícias

  • Publicidade na revista Construir Magazine

    A Senqual efetuou uma divulgação publicitária na edição 71 da Construção Magazine que pode ser consultada em:
    http://www.construcaomagazine.pt/scid/webCM/includes/book/viewBook.asp?articleID=2145

    Ler mais
  • Senqual estabelece parceria com o ISEP

    A Senqual tornou-se parceira do ISEP – Instituto Superior de Engenharia do Porto como entidade para realização de estágios de natureza profissional que integram o ciclo de estudos conducentes ao grau de Mestre em Engenharia Civil. Para além do trabalho de natureza técnico-científica desenvolvido pelos alunos pretende-se que estes sejam integrados na dinâmica da empresa nomeadamente nos trabalhos do laboratório central da Senqual. Desde Fevereiro estão a decorrer na Senqual dois trabalhos de estágio integrados nesta parceria.

    Ler mais
  • Controlo de qualidade de betões para execução de um pavimento

    A Senqual efetuou o controlo da qualidade do betão aplicado na construção de um pavimento de um pavilhão industrial da Mabor em Famalicão. Este controlo foi realizado a partir do laboratório móvel da Senqual que esteve no local em duas fases da obra que decorreram entre janeiro e março. O trabalho no local consistiu no controlo do betão fresco com realização de ensaio de slump, determinação do teor em ar, massa volúmica e cálculo da razão água/ligante e ensaio de retração/expansão, assim como no controlo de qualidade dos agregados com realização de análise granulométrica, massa volúmica, absorção de água e teor em humidade.

    Ler mais
  • Túnel do Marão: montagem do segundo laboratório em obra

    Terminada a fase de controlo de betões, betão projetado e caldas a Senqual estabelece-se em obra num novo laboratório preparado agora para o controlo de solos, agregados e misturas betuminosas.

    Ler mais
  • Túnel de Águas Santas

    A Senqual está a realizar os ensaios de determinação da capacidade de absorção de energia e dosagem de fibras para o controlo de qualidade do betão projetado reforçado com fibras para aplicar na obra do Túnel de Águas Santas.

    Ler mais
  • Controlo de qualidade de betões para construção de um pavimento em Vitória – Espanha

    A Senqual efetuou o controlo de qualidade do betão aplicado na construção de um pavimento rígido em Vitória, Espanha para uma unidade industrial da Michelin. Este controlo foi realizado a partir do laboratório móvel da Senqual que esteve no local durante cerca de 1 mês. A equipa constituída por 2 elementos permitiu realizar o controlo na central de betão e nos pontos de aplicação em obra.

    Ler mais
  • Estudo de composição de micro-betão para ETAR

    A Senqual realizou o estudo de uma composição de micro-betão para o leito dos parafusos de Arquimedes da ETAR de Serzedelo II, em Guimarães. O betão estudado pretendia ser resistente aos agentes de corrosão característicos do local e ter trabalhabilidade específica para poder ser aplicado pelos próprios parafusos. O trabalho de aplicação correu muito bem e num prazo inferior ao previsto.

    Ler mais
  • Túnel do Marão

    A Senqual está a realizar o controlo de qualidade no Túnel do Marão: controlo de betão, betão projetado e agregados. O controlo é realizado por uma equipa destacada para o local que opera num laboratório montado em obra, este laboratório tem ainda o apoio do laboratório central (Valadares – Vila Nova de Gaia).

    Ler mais
  • Reforço de potência da barragem de Venda Nova III – Ensaios de Pull-Off

    A Senqual realizou ensaios de pull-off na obra de reforço de potência da barragem de Venda Nova III. Estes ensaios de arrancamento estão a ser realizados no controlo das tensões de aderência do betão projetado aplicado nas chaminés de equilíbrio.

    Ler mais
  • Realização do controlo de qualidade de cimentos, cinzas e adjuvantes nas barragens de Venda Nova e Foz Tua

    No seguimento da aposta realizada em termos do aumento de ensaios para o controlo de qualidade de ligantes hidráulicos e adjuvantes a Senqual encontra-se a realizar o controlo de qualidade de cimentos, cinzas e adjuvantes em várias obras neste momento entre as quais as obras de reforço de potência da barragem de Venda Nova III e construção da barragem de Foz Tua. Estes ensaios são realizados no laboratório central.

    Ler mais
  • Barragem da Caniçada – realização do controlo de qualidade de betões, agregados, cimentos, cinzas e adjuvantes

    A Senqual está a realizar o controlo de qualidade de betões, agregados, cimentos, cinzas e adjuvantes na obra de reforço de potência da barragem da Caniçada. Para o efeito foi montado um laboratório em obra que é apoiado pelo laboratório central localizado em Valadares (Vila Nova de Gaia). 

    Ler mais
  • Maturometria – controlo da temperatura do betão nas primeiras idades

    O conhecimento da evolução das propriedades do betão durante as primeiras idades de cura é determinante na tomada de decisões sobre ações como a remoção de cofragem e escoramento ou a aplicação de pré-esforço.


    A Senqual está efetuar a monitorização da evolução da temperatura de cura do betão na construção da nova ponte rodoviária de Foz do Dão no IP3. O controlo da evolução da temperatura de cura do betão é realizado através da instalação de termopares no interior da massa de betão durante a betonagem e leitura dos mesmos em dispositivos apropriados.

     

    Este controlo inclui monitorização da evolução da temperatura de cura da massa de betão bem como o controlo da temperatura na cura de provetes.

    Ler mais
  • Realização de ensaios físicos e químicos de cimentos e cinzas

    Desde do final do ano de 2013 que a Senqual disponibiliza aos seus clientes mais uma valência em termos de ensaios para o controlo da qualidade de materiais. De forma a complementar a oferta já disponibilizada para o controlo de qualidade de ligantes hidráulicos a Senqual aumentou significativamente o número de ensaios físicos e químicos de cimentos e cinzas. Os ensaios realizados podem ser consultados em:

    http://senqual.pt/pt/servicos/laboratorio

    Ler mais
  • Venezuela - Puerto de La Guaira

    A Senqual está a dar apoio técnico na área dos betões na empreitada denominada Procura y Construcción del Proyecto Definitivo de Ingeniería y Construcción de las Obras Civiles que conforman el Muelle Oeste del Puerto de La Guaira, na Venezuela. O mencionado projeto está integrado no plano de ampliação e modernização deste porto.

    Ler mais