Senqual

Há 20 anos no mercado

Notícias

  • Laboratório da Senqual apoia trabalhos de reabilitação estrutural

    O laboratório da Senqual presta apoio a trabalhos de reabilitação estrutural, contando já com vários trabalhos de reabilitação de edifícios na zona histórica do Porto, reabilitação de edifícios antigos em Lisboa bem como obras de avaliação estrutural de pavilhões industriais. Nestas obras, os trabalhos da Senqual enquanto laboratório consistiram na extração de carotes para avaliação da espessura de elementos estruturais e caracterização da classe de resistência do betão, determinação do teor em cloretos e profundidade de carbonatação, deteção de armaduras e espessuras de recobrimento, realização de ensaios de carga em placa para avaliação da capacidade de carga da fundação de lajes térreas.

    Ler mais
  • Análise de patologias em pavimento de edifício industrial

    Na sequência do aparecimento de várias patologias num pavimento rígido de um edifício industrial em Vagos – Aveiro, a Senqual foi contactada pelo dono de obra no sentido de compreender a origem e causas dos problemas detetados. Após a realização de visitas de inspeção à obra, análise da composição do betão usado e das condições em que o trabalho decorreu, foi elaborado um estudo aprofundado do qual resultou uma lista de possíveis causas e de recomendações para a continuação dos trabalhos.

    Ler mais
  • Fim da obra do túnel do Marão

    No final do passado mês de Abril terminou a obra de construção do túnel do Marão. A Senqual enquanto laboratório de obra, onde foram realizados todos os ensaios de controlo de qualidade dos materiais usados na construção do túnel, termina os seus trabalhos que decorriam desde o fim de 2014. Para a Senqual este foi um trabalho de grande responsabilidade e dureza mas muito gratificante na qual a empresa se orgulha de ter participado.

    O jornal “A Voz de Trás os Montes” fez uma edição especial sobre a obra do Túnel do Marão. A Senqual foi entrevistada para esta edição especial podendo consultar-se o resultado da entrevista através do seguinte link (páginas 52 e 53):

    https://issuu.com/avozdetras-os-montes/docs/tunel_do_mar__o_final1


    A Senqual efetuou também uma divulgação publicitária nesta edição especial (página 35).

     

    Ler mais
  • Publicidade na revista Construir Magazine

    A Senqual efetuou uma divulgação publicitária na edição 71 da Construção Magazine que pode ser consultada em:
    http://www.construcaomagazine.pt/scid/webCM/includes/book/viewBook.asp?articleID=2145

    Ler mais
  • Senqual estabelece parceria com o ISEP

    A Senqual tornou-se parceira do ISEP – Instituto Superior de Engenharia do Porto como entidade para realização de estágios de natureza profissional que integram o ciclo de estudos conducentes ao grau de Mestre em Engenharia Civil. Para além do trabalho de natureza técnico-científica desenvolvido pelos alunos pretende-se que estes sejam integrados na dinâmica da empresa nomeadamente nos trabalhos do laboratório central da Senqual. Desde Fevereiro estão a decorrer na Senqual dois trabalhos de estágio integrados nesta parceria.

    Ler mais
  • Controlo de qualidade de betões para execução de um pavimento

    A Senqual efetuou o controlo da qualidade do betão aplicado na construção de um pavimento de um pavilhão industrial da Mabor em Famalicão. Este controlo foi realizado a partir do laboratório móvel da Senqual que esteve no local em duas fases da obra que decorreram entre janeiro e março. O trabalho no local consistiu no controlo do betão fresco com realização de ensaio de slump, determinação do teor em ar, massa volúmica e cálculo da razão água/ligante e ensaio de retração/expansão, assim como no controlo de qualidade dos agregados com realização de análise granulométrica, massa volúmica, absorção de água e teor em humidade.

    Ler mais
  • Túnel do Marão: montagem do segundo laboratório em obra

    Terminada a fase de controlo de betões, betão projetado e caldas a Senqual estabelece-se em obra num novo laboratório preparado agora para o controlo de solos, agregados e misturas betuminosas.

    Ler mais
  • Túnel de Águas Santas

    A Senqual está a realizar os ensaios de determinação da capacidade de absorção de energia e dosagem de fibras para o controlo de qualidade do betão projetado reforçado com fibras para aplicar na obra do Túnel de Águas Santas.

    Ler mais
  • Controlo de qualidade de betões para construção de um pavimento em Vitória – Espanha

    A Senqual efetuou o controlo de qualidade do betão aplicado na construção de um pavimento rígido em Vitória, Espanha para uma unidade industrial da Michelin. Este controlo foi realizado a partir do laboratório móvel da Senqual que esteve no local durante cerca de 1 mês. A equipa constituída por 2 elementos permitiu realizar o controlo na central de betão e nos pontos de aplicação em obra.

    Ler mais
  • Estudo de composição de micro-betão para ETAR

    A Senqual realizou o estudo de uma composição de micro-betão para o leito dos parafusos de Arquimedes da ETAR de Serzedelo II, em Guimarães. O betão estudado pretendia ser resistente aos agentes de corrosão característicos do local e ter trabalhabilidade específica para poder ser aplicado pelos próprios parafusos. O trabalho de aplicação correu muito bem e num prazo inferior ao previsto.

    Ler mais
  • Túnel do Marão

    A Senqual está a realizar o controlo de qualidade no Túnel do Marão: controlo de betão, betão projetado e agregados. O controlo é realizado por uma equipa destacada para o local que opera num laboratório montado em obra, este laboratório tem ainda o apoio do laboratório central (Valadares – Vila Nova de Gaia).

    Ler mais
  • Reforço de potência da barragem de Venda Nova III – Ensaios de Pull-Off

    A Senqual realizou ensaios de pull-off na obra de reforço de potência da barragem de Venda Nova III. Estes ensaios de arrancamento estão a ser realizados no controlo das tensões de aderência do betão projetado aplicado nas chaminés de equilíbrio.

    Ler mais
  • Realização do controlo de qualidade de cimentos, cinzas e adjuvantes nas barragens de Venda Nova e Foz Tua

    No seguimento da aposta realizada em termos do aumento de ensaios para o controlo de qualidade de ligantes hidráulicos e adjuvantes a Senqual encontra-se a realizar o controlo de qualidade de cimentos, cinzas e adjuvantes em várias obras neste momento entre as quais as obras de reforço de potência da barragem de Venda Nova III e construção da barragem de Foz Tua. Estes ensaios são realizados no laboratório central.

    Ler mais
  • Barragem da Caniçada – realização do controlo de qualidade de betões, agregados, cimentos, cinzas e adjuvantes

    A Senqual está a realizar o controlo de qualidade de betões, agregados, cimentos, cinzas e adjuvantes na obra de reforço de potência da barragem da Caniçada. Para o efeito foi montado um laboratório em obra que é apoiado pelo laboratório central localizado em Valadares (Vila Nova de Gaia). 

    Ler mais
  • Maturometria – controlo da temperatura do betão nas primeiras idades

    O conhecimento da evolução das propriedades do betão durante as primeiras idades de cura é determinante na tomada de decisões sobre ações como a remoção de cofragem e escoramento ou a aplicação de pré-esforço.


    A Senqual está efetuar a monitorização da evolução da temperatura de cura do betão na construção da nova ponte rodoviária de Foz do Dão no IP3. O controlo da evolução da temperatura de cura do betão é realizado através da instalação de termopares no interior da massa de betão durante a betonagem e leitura dos mesmos em dispositivos apropriados.

     

    Este controlo inclui monitorização da evolução da temperatura de cura da massa de betão bem como o controlo da temperatura na cura de provetes.

    Ler mais
  • Realização de ensaios físicos e químicos de cimentos e cinzas

    Desde do final do ano de 2013 que a Senqual disponibiliza aos seus clientes mais uma valência em termos de ensaios para o controlo da qualidade de materiais. De forma a complementar a oferta já disponibilizada para o controlo de qualidade de ligantes hidráulicos a Senqual aumentou significativamente o número de ensaios físicos e químicos de cimentos e cinzas. Os ensaios realizados podem ser consultados em:

    http://senqual.pt/pt/servicos/laboratorio

    Ler mais
  • Venezuela - Puerto de La Guaira

    A Senqual está a dar apoio técnico na área dos betões na empreitada denominada Procura y Construcción del Proyecto Definitivo de Ingeniería y Construcción de las Obras Civiles que conforman el Muelle Oeste del Puerto de La Guaira, na Venezuela. O mencionado projeto está integrado no plano de ampliação e modernização deste porto.

    Ler mais

Informações legais

Dando cumprimento ao disposto no Artigo 18.º da Lei n.º144/2015, de 8 de Setembro, informa-se que, na eventualidade de um litígio, o consumidor (pessoa singular quando actue com fins que não se incluam no âmbito da sua actividade comercial, industrial, artesanal ou profissional) poderá recorrer ao seguinte centro de Arbitragem:

CICAP - Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto

Rua Damião de Góis, 31 - Loja 6
4050-225 Porto
Tel.: 225 508 349
E-mail: cicap@mail.telepac.pt
Web: www.cicap.pt


Mais informações disponíveis no Portal do Consumidor ( www.consumidor.pt )

Informações legais

Dando cumprimento ao disposto no Artigo 18.º da Lei n.º144/2015, de 8 de Setembro, informa-se que, na eventualidade de um litígio, o consumidor (pessoa singular quando actue com fins que não se incluam no âmbito da sua actividade comercial, industrial, artesanal ou profissional) poderá recorrer ao seguinte centro de Arbitragem:

CICAP - Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto

Rua Damião de Góis, 31 - Loja 6
4050-225 Porto
Tel.: 225 508 349
E-mail: cicap@mail.telepac.pt
Web: www.cicap.pt


Mais informações disponíveis no Portal do Consumidor ( www.consumidor.pt )